Jamile Weber
Hoje você vai descobrir que você NÃO está usando o VERBO TO BE de forma correta.
E apesar de você já ter estudado ele, de ter um monte de vídeos explicando como usar ele. Existem alguns detalhes que são importantíssimos, pois o que importa é se na hora de falar inglês você está “falando” de forma correta.
E eu aposto que você vai se surpreender.
Vamos combinar uma coisa então. Não dê o like ainda, espera para ouvir TUDO o que eu tenho para te contar. Se eu te surpreender com o verbo TO BE, daí eu quero, sim, que você não somente dê o like, mas também compartilhe. Deal? Come with me!
Vamos falar hoje sobre o verbo TO BE, mas vou me fixar em como você deve pronunciar ele, ou seja, como ele deve ser usado no dia a dia na hora de falar inglês que é o que importa. Isso vai fazer com que você fale melhor o idioma, além de te fazer compreender melhor o inglês quando você ouve a língua.
Claro que o TO BE pode ser analisado também pelo seu significado e seu uso e eu poderia dizer que ele é um verbo defectivos e um monte de outras coisas. Mas o que importa é como você usa ele DE VERDADE. Então agora vou falar sobre como ele é usado no Speaking, ou seja, na fala.
A primeira coisa que precisamos saber sobre o som quando usamos o TO BE é a qual pessoa estamos nos referindo. Qual o sujeito. Em inglês, existem sete sujeitos; I, you, he, she, it, we e they. Para facilitar, acompanhe meu raciocínio nessa tabela.
Vamos separar o verbo com um eixo em Y. Assim, o ‘I’ fica na parte superior, o you, we e they, que são as pessoas do plural, ficam à esquerda e o he, she e it, que são as pessoas do singular, à direita.
Quando escrevemos o verbo TO BE, o que seria uma ‘conjugação’, fica dessa maneira como eu vou escrever dentro do círculo= I am, you are, he is, she is, it is, we are e they are. Veja bem, isso é como escrevemos.
Mas o que realmente importa é como ele é falado, porque isso vai fazer com que sejamos entendidos e, claro, para que possamos entender.
Como vimos acima, o TO BE tem três variações escritas; AM, IS e ARE. Mas na Hora de falar, você vai ver que são quatro variações sonoras. Eu te explico a seguir agora.
Fora do círculo agora, eu vou colocar os sons que precisamos produzir, porque é isso, no final das contas, o que realmente importa. Você está aprendendo inglês para falar principalmente, correto?
E a primeira coisa que você precisa se dar conta é que quando você produz os sons do TO BE, você NÃO deve falar assim: I AM, ou então, YOU ARE.
Não está errado falar assim, mas não fica natural, fica uma fala dura. Isso também vai te atrapalhar na hora de você entender quando alguém fluente está falando. Então, não fale assim: I AM BRAZILIAN, I AM STUDYING ENLISH… pois quem quer ser fluente não pode falar dessa maneira, okay?
Eu vou colocar fora do círculo como você deve produzir os sons. Aprender uma língua pelos sons funciona muito parecido com a maneira como crianças aprendem. Eu não preciso te falar que crianças aprendem a falar antes de saber ler e escrever, ou seja, elas aprendem sons.
Quando nós vamos aprender uma língua estrangeira, normalmente damos um foco na gramática e vocabulário porque isso ajuda a estruturar a língua. Acontece que se esse foco for muito ‘exagerado’ nessas partes e não nos sons, lá no fundo da cabeça precisamos ficar fazendo cálculos mentais de como se usa um ou outro verbo. De forma que o verbo TO BE acaba virando pelo menos 7 combinações diferentes. O cérebro não dá conta. Tem que lembrar as palavras, a combinação correta, ajustar às ideias e falar com o som do idioma. 10 minutos de speaking a você vai se sentir cansado com tanta atividade cerebral!
Então vamos voltar ao TO BE.
Tem um detalhe aqui que você precisa se lembrar. Um desses sete sujeitos -I, YOU, HE, SHE, IT, WE e THEY vai ter um som diferente dos três sons dos blocos AM, IS e ARE. Você saberia dizer qual deles?
Você acertou se falou que é o sujeito IT, que inglês é chamado de sujeito indeterminado ou oculto. Seja qual o nome dele, ele possui um som diferente do grupo que ele está.
Então, fora do círculo vou colocar como ele deve ser dito, vou usar essas barras pra marcar ele e chamar mais a sua atenção, okay?
O som de ‘it’s’, vai ser pronunciado /its/, com esse ssssssssss no final. É importante que você produza um /t/ meio mudo e nunca, mas nunca mesmo, um /ti/, porque se você falar /itis/, certamente vai confundir em vez de comunicar. Repete comigo, /its/, /its/, /its/.
Agora vamos para os dois sons dos sujeitos acima dele, o HE’S e o SHE’S. Agora você vai produzir um som de zumbido mesmo, um zzzzzz. Vai ficar assim: /shiz/ e /hiz/. Assim mesmo, repete comigo, vamos começar com ele: /hiz/, /hiz/, /hiz/ agora vamos ao próximo, o ela: /shiz/, /shiz/, /shiz/.
Vamos para o lado direito agora com os sons de YOU’RE, WE’RE e THEY’RE, desse lado você vai produzir somente um som após os sujeitos. Na verdade, é um ‘quase som’. Porque ele é dito mais ‘baixinho’, você faz um /â/. Mas um /â/ curto e baixo. Os três sujeitos desse lado, vão ser ditos assim: /Youâ/, /wiâ/ e /theyâ/.
Eu vou falar e você repete comigo. Vamos começar com o você ou vocês: /Youâ/, /Youâ/, /Youâ/; agora vamos ao nós: /wiâ/, /wiâ/, /wiâ/. E agora o Eles: /theyâ/, /theyâ/, /theyâ/.
Sobrou somente o topo, o I’M, após o I você vai, de leve, fazer um som assim, /m/. Lembra, de leve /m/, basicamente você encosta os lábios e o som acontece. Vai ficar assim: /aim/. Repete comigo, /aim/, /aim/, /aim/.
Você precisa se lembrar que esses sons vão ser ditos de um jeito leve, rápido. Antes de fazermos uma prática para você começar a falar o TO BE com naturalidade, quero saber se alguma vez alguém te ensinou isso? Não né! Como combinado, Aquele Like Merecido e compartilhe ele com alguém que você goste. E calma aí que não acabou, Sempre tem uma surpresinha no Final.
Também é interessante te falar que pode haver alguma variação de som dependendo da variante, do sotaque que o nativo fale. Por exemplo, se o falante for da Escócia ou parte dos Estados Unidos, esse final vai ter uma leva curvatura para traz na língua, produzindo um som tipo /rr/. Tudo bem se você fizer /wiâ/ ou /wiâr/. Isso é assunto para um outro vídeo.
E pra você perceber que essas pequenas sutilezas da língua, como produzir os sons corretamente são importantes, olha alguns exemplos em português:
Caça, casa e casa
Para e Pará
Face e Fase
Vovo e Vovó
Algumas do Inglês
Thanks e Tanks (uma é obrigada a outra é tanques)
Shop e chop (Uma é comprar a outra e picar)
Price e Prize (Preço e Prêmio)
Piss e Peace ( Urinar e Paz)
Se queremos Falar Inglês corretamente, que no final das contas é o que vai nos diferenciar, precisamos sempre prestar atenção nesses detalhes, e eu estou aqui para te ajudar nisso, com conteúdo sempre prático mas que também reflete um inglês de Alto nível.
Vamos praticar o verbo TO BE um pouco e deixar a fala mais ‘natural’? Como você vai falar essas frases:
I’m Brazilian and you?
He’s a dentist. (x hiss a dentist, pois esse som de hiss no inglês significa o som que a cobra faz)
She’s a good friend. (x not Shiss)
It’s good to talk to you.
We’re here to help you. (lembra do â)
I’m the teacher and he’s the student.
I’d like to thank you for watching this video up to the end.
See you next time.
Se você gostou:
Se inscreva no Canal – https://www.youtube.com/c/JamileWeber/
Não esqueça de Deixar Aquele Like para fortalecer o Canal
Se estiver me procurando pelo Instagran – https://www.instagram.com/jamile.weber/?hl=pt-br
Conheça o nosso Curso de Inglês Online. Turmas Abertas | Vagas Limitadas.
Acesse o site – https://jamileweber.com
#verbotobe #tobe #jamileweber #aprenderingles #inglesonline #ingles